* Esta é uma versão em português do resumo expandido
reelaborado em francês “Bandes dessinées
poético-philosophiques: un style développé à partir du fanzinat brésilien”)” apresentado na Journée d’études: « Poésie graphique et
poésie visuelle, un dialogue possible ? » dans le cadre du CELIS (UCA) da
Universidade Clermont-Auvergne sur la poésie visuelle, como parte da ação COST
iCOn-MICs - Investigation on Comics and Graphic Novels from the Iberian
Cultural Area (https://iconmics.hypotheses.org/), sur la poésie graphique, du
projet PICT sur « PICT – Penser, traduire et représenter le(s) corps: dire
l’intime » de l’Université d’Angers que se realizou na Université Clermont
Auvergne Maison des Sciences de l’Homme em Clermond-Ferrand (France) no dia
26/05/2023 (on-line). Link : https://celis.uca.fr/production-scientifique/manifestations-scientifiques/colloques-et-journees-detudes/2023/journee-detudes-%c2%ab-poesie-graphique-et-poesie-visuelle-un-dialogue-possible-%c2%bb
A apresentação das imagens pode ser encontrada neste outro link: https://classichqs.blogspot.com/2023/06/gazine-en-la-bande-dessinee-poetique.html
ANDRAUS, Gazy[1]
FRANCO, Edgar[2]
MAGALHÃES, Henrique[3]
Resumo
As
histórias em quadrinhos (HQs) no Brasil têm um histórico em que o
desenvolvimento da indústria e mercado de produção brasileiras deram mais
chance às HQs estrangeiras que aqui eram traduzidas e vendidas em bancas, desde
o século XX, em que se acirrou nas décadas de
Assim, os fanzines de quadrinhos brasileiros tiveram importância primordial, principalmente entre as décadas de 1980 e 1990, pois além de servirem aos autores amadores e/ou profissionais como quase única possibilidade de publicação devido à escassez de editoração nacional, fizeram eclodir um estilo poético quadrinhístico sui generis, o poético-filosófico (algumas vezes também denominado de fantástico-filosófico). Em tais zines paratópicos, surgiram várias HQ curtas desenvolvidas com este viés “poético”, mas de reflexão filosófica, diferenciando-se do quadrinho poético atual em geral e indo além dos tradicionais temas de ação, terror, cotidiano etc.
Edgar Franco, num de seus artigos para livro, listou várias categorias de estilos de HQ nos fanzines, chegando à linha poético-filosófica. Este gênero poético-reflexivo teve certa influência do quadrinho europeu (de Caza, Druillet e Moebius como exemplos), contendo essencialmente narrativas curtas e elípticas, bem como inovações na linguagem, pois se equivalia ao hai-kai na poesia, e era distinto dos quadrinhos tradicionais, contendo muitas vezes mensagens de reflexão existencialista e/ou filosófica, através de seus autores seminais, como E. Franco, G. Andraus, Al Greco, Erika Saheki, dentre outros. Posteriormente engrossaram a produção de HQ poético-filosófica nomes como Elydio dos Santos Neto, Guilherme Silveira, Danielle Barros, Daniel Figueiredo e Sandro Leonardo.
Alguns autores, que são também editores, como Henrique Magalhães, contribuíram ao desenvolvimento deste estilo poético-filosófico, pois criaram revistas independentes (e/ou fanzines) especificamente para abarcar tais tipos de HQ, como o fanzine Mandala (anteriormente Tyli-Tyli). Embora tal fanzine não exista mais, Magalhães atualmente vem publicando álbuns e zines de HQs de autores da nova geração. Frisa-se igualmente o pós-doutorado de Elydio dos Santos Neto, que versou sobre as histórias em quadrinhos poético-filosóficas no Brasil, rendendo três livros sobre o tema e a série “Quadrinhos poético-filosóficos” pela editora Marca de Fantasia. Este trabalho, portanto, quer demonstrar tal estilo único e nativo do Brasil, sendo tais quadrinhos representativos e objetos de estudos desde a graduação ao pós-doutorado, conforme apontado.
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos Poéticas; HQs, Fanzines,
Brasil
Referências
ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como Informação imagética. 2006. 304 pgs. Tese de
doutorado - Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo
(USP).
ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos
Poético-Filosóficas brasileiras: um estilo sui generis nascido e
desenvolvido nos fanzines entre 1980 e 1990. 5as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 24/08/2018.
São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da USP. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/anais5asjornadas/q_linguagem/gazy_andraus.pdf . Acesso em
15/03/2023.
ANDRAUS, Gazy. Existe o Quadrinho no vazio entre dois quadrinhos? (ou: o Koan nas
Histórias em Quadrinhos Autorais Adultas). 304 p.
Dissertação de Mestrado em Artes Visuais. UNESP. São Paulo: 1999.
ANDRAUS, Gazy. O meme nas histórias
em quadrinhos. XXVIII Congresso Brasileiro
de Ciências da Comunicação Intercom/Portcom. 05-09/set/2005. <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/126673555292856638349626712815939251913.pdf > Acesso
em 15/10/2018.
ANDRAUS, Gazy. HQ fantástico-filosóficas: gênero
único no Brasil! Bigorna. 19/10/2010. <https://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1286895130> Acesso em 15/10/2017.
ANDRAUS, Gazy. HQ
fantástico-filosóficas: gênero único no Brasil! (Parte II). Bigorna. 19/10/2010. <https://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1287494398> Acesso em 15/10/2017.
CASTRO, Luana. Gêneros literários. Brasil-Escola. s/d. <https://brasilescola.uol.com.br/literatura/generos-literarios.htm> Acesso em 15/08/2017.
FRANCO, Edgar. Panorama dos
quadrinhos subterrâneos no Brasil. In
As Histórias em Quadrinhos no
Brasil-teoria e prática. São
Paulo: UNESP/PROEX, 1997, 51-65.
MAGALHÃES, Henrique. Quadrinhos Poéticos: viagem
obtusa aos meandros da alma. Revista Mandala. João Pessoa: Marca de
Fantasia, n. 13, p. 19-20, 2001.
MOURA, Matheus. Processos
Criativos de Histórias em Quadrinhos Poético-filosóficas: Investigação Teórica
e Produção Poética. Dissertação de mestrado do programa de Arte e Cultura Visual. FAV-UFG.
Goiânia: 2013.
RAMOS, Paulo. A leitura
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Exposición Internacional de Fanzine e Prozines. IX Xornadas de Banda Deseñada
de Ourense.
Ourense: Phanzynex/Casa da Xuventude/IX Xornadas de Banda Deseñada/Xunta de
Galicia, 1997.
[1] Gazy Andraus é pós-doutorando pelo PPGACV da FAV-UFG (Bolsista CAPES-PNPD), Doutor pela ECA-USP, Mestre em Artes Visuais pela UNESP, Pesquisador e membro do Observatório de HQ da USP, Integrante do grupo de pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), ASPAS – Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial. Também publica artigos e textos no meio acadêmico e em livros acerca das Histórias em Quadrinhos (HQs) e Fanzines, bem como também é autor de HQs e Fanzines na temática fantástico-filosófica. E-mail: gazyandraus@ufg.br; blog: http://tesegazy.blogspot.com/
[2] Edgar Silveira Franco é arquiteto, desenhista de quadrinhos, fanzineiro e artista multimídia. Doutor em Artes pela USP. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da FAV-UFG. E-mails: edgar_franco@ufg.br; ciberpaje@gmail.com; Blog: https://ciberpaje.blogspot.com/
[3] Henrique Magalhães est Professeur à l'Université Fédérale de Paraíba, Master en Sciences de la Communication à l'Université de São Paulo et Docteur en Sociologie à l'Université Paris 7. Il dirige la Maison d’édition Marca de Fantasia. E-mail: henriquemais@gmail.com; Site : https://marcadefantasia.com/index.html
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